quarta-feira, 8 de julho de 2015

JOSÉ TENGARRINHA: O PASSADO QUE ILUMINA O FUTURO


LIVRO: “José Tengarrinha: o Passado que Ilumina o Futuro. Diálogo com José Jorge Letria";
EDITORA: Guerra e Paz, 2015, 152 p.

LANÇAMENTO:

DIA: 15 de Julho 2015

Nessa altura a PIDE irrompe pela redacção, de pistolas em punho, uma coisaassim meio bárbara. Os redactores insurgiram-se contra aquilo, alguns levantaram a voz (…) Insurgiram-se, foram ameaçados de prisão. Aquilo foi um grande rebuliço (…) De maneira que os pides acabaram por agarrar-me e arrastar-me para fora da redacção até à António Maria Cardoso, onde fiquei preso, onde fui torturado e fui para o Aljube”

Corria o ano de 1961, em meados de Dezembro, quando José Tengarrinha conheceu os calabouços do Antigo Regime. Com a sua personalidade e determinação, marcou a vida política e cultural da segunda metade do séc. XX português.

Foi um inquebrantável militante político, que viveu a clandestinidade, sofreu prisão política e contribuiu para a construção da democracia. Foi também jornalista, publicitário e escritor. E edificou uma carreira académica prestigiada, em Portugal e no estrangeiro. Uma história para ouvir e ler na primeira pessoa, em diálogo com José Jorge Letria, neste novo exemplar da colecção 'o fio da memória', José Tengarrinha: o Passado Que Ilumina o Futuro

J.M.M.

Sem comentários: