No âmbito das comemorações do 105 aniversário da implantação da República, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão vai levar a efeito uma exposição evocativa da efeméride. A exposição será inaugurada hoje dia 3 de Outubro de 2015, pelas 17 horas e está subordinada ao título A Imprensa e a I República em Vila Nova de Famalicão.
Pode ler-se no blogue Do Presente, de Amadeu Gonçalves e responsável pela organização da exposição, que o principal objectivo da mesmo é: dar a conhecer a Comissão Municipal do Partido Republicano desde os tempos da propaganda até às dificuldades que passaram os republicanos famalicenses até ao 28 de Maio de 1926:
Numa primeira abordagem, o que convém questionar é se, de facto, o republicanismo em V. N. de Famalicão através da imprensa, na divulgação do seu ideário, teve o seu efeito prático. Na realidade, num primeiro momento, quando Sousa Fernandes em 1909, na inauguração do Centro Republicano Dr. Bernardino Machado, salienta a importância dos centros republicanos como meio de propaganda e de instrução, foca, enquanto instrumentos para tal fim, o jornal, o livro e a conferência. Contudo, pretende-se aqui enunciar cinco áreas concretas à volta da imprensa famalicense, entre o período histórico da última década da monarquia e os anos da I República, a saber: os periódicos republicanos, os periódicos de transição, os periódicos informativos e noticiosos, os periódicos literários e humorísticos e os periódicos associativos.
Pode ler-se o restante artigo com a nota de apresentação da exposição AQUI.
Uma exposição que se saúda e se recomenda a todos os interessados na temática.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário