quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RUDYARD KIPLING 150.º ANIVERSÁRIO DO SEU NASCIMENTO



DIA: 18 de Dezembro 2015 (19,00 horas);
LOCAL: Escola Oficina n.º1 (Largo da Graça, nº58, Lisboa);
ORGANIZAÇÃO: Instituto Português de Estudos Maçónicos.

COMUNICAÇÃO/ORADOR:

► “Kipling and Freemasonry[Marie Mulvey-Roberts];

A ‘Maçonaria Imortal’ e Kipling [António Feijó];


 
Loja “Hope and Perseverance”, nº 782 da UGLE (India), onde R. Kipling foi iniciado a 5 de Abril de 1885
 
(…)

A decoração do nosso templo não era rica,
Ele era até um pouco velho e simples,
Mas nós conhecíamos os Deveres Antigos,
E os tínhamos de cor.
Quando eu me lembro deste tempo,
Percebo a inexistência dos chamados infiéis,
Salvo alguns de nós próprios."

(…)
 
Como gostaria de rever aqueles velhos irmãos,
Negros e morenos,
E sentir o perfume dos seus cigarros nativos,
Após a circulação do tronco,
E do malhete ter marcado o fim dos trabalhos,
Ah! Como eu desejaria voltar a ser um perfeito maçon,
Novamente, naquela Loja antiga.

Diria então Sargento, Senhor,
Salut, Salam...
Pois seriam todos meus irmãos,
E ali não se faria mal a ninguém
E nos encontraríamos sobre o nível,
E nos despediríamos sob o esquadro,
Eu seria o Segundo Experto da minha Loja,
Ficaria lá em baixo.

[Rudyard Kipling, "À Minha Loja Mãe de Lahore"]

J.M.M. 

Sem comentários: