domingo, 20 de dezembro de 2015

COIMBRA: ENCONTRO COM BOCAGE – NO SEU 250º ANIVERSÁRIO


COIMBRA: Encontro com Bocage – No seu 250º Aniversário;

DIA:
21 de Dezembro 2015 (18,00 horas);
LOCAL: Café Santa Cruz [Coimbra];

ORADOR: Daniel Pires (professor, investigador e diretor do Centro de Estudos Bocageanos);
ORGANIZAÇÃO: Pró-Associação 8 de Maio | apoio do Ateneu de Coimbra e a presença da editora INCM

► Apresentação do Livro:Bocage– A Imagem e o Verbo”, de Daniel Pires;

Poesia (lida por vários poetas e actores) | Música – “Ça Ira”, dirigida por Maestro Virgílio Caseiro e Rui Paulo ao piano.
 
 

Bocage a Imagem e o Verbo propõe-se dar a conhecer as linhas de força da poesia, da biografia e da receção de Bocage, através da revelação de algumas facetas desconhecidas deste complexo autor que a tradição se encarregou de transformar num mito. Para tanto contribui o abundante material iconográfico aqui reunido, e organizado em quatro grandes temas essenciais: a época, a vida, a poesia e a posteridade do poeta. 

Manuel Maria Barbosa du Bocage foi uma das mais complexas e notáveis figuras do Iluminismo em Portugal. Autor versátil de múltiplas formas de poesia, dramaturgo e tradutor rigoroso, Bocage entrou em colisão declarada com a estética literária estabelecida, com a moral mais conservadora e com a hipocrisia dos costumes, tendo sido particularmente reconhecido e apreciado entre as classes letradas do seu tempo.

Se, por um lado, semeou inúmeros conflitos, por outro, alcançou ampla simpatia junto dos leitores seus contemporâneos. Gozando de grande popularidade em quase todos os meios sociais, Bocage foi repetidamente invocado na literatura, nas artes plásticas, na música, no cinema, no teatro e até na publicidade. A sua escrita irreverente e as contundentes intervenções públicas tornaram-no uma referência para várias gerações de portugueses.

As Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, que decorrem em Setúbal entre setembro de 2015 e setembro de 2016, constituem o enquadramento ideal para o surgimento desta belíssima obra da responsabilidade do investigador bocageano Daniel Pires, que é também presidente da direção do Centro de Estudos Bocageanos e membro da comissão científica das comemorações" [AQUI]
 
J.M.M.

Sem comentários: