Iniciou hoje, 10 de Março e termina amanhã, a II Conferência Internacional Turismo & História, organizada em parceria entre a Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e a Universidade de Caxias do Sul (Brasil).
Pode ler-se na nota de divulgação do evento:
Visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) dos países pertencentes ao espaço ibero-americano, dando particular destaque ao património cultural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”.
Muitos dos recursos e produtos turístico culturais do espaço ibero-americano podem ser percecionados no contexto de uma raiz histórico-cultural comum ou partilhada, onde no trilho da História Global (Fernand Braudel) e dos Cultural Studies, emerge o conceito de “globalização ibérica”, associado por sua vez a uma rede de trocas, circuitos e rotas, de pessoas, ideias e mercadorias, por várias partes do mundo, entre elas a Europa e a América.
Depois de um Mundo centrado no Mediterrâneo, a viragem para o oceano Atlântico delimita-se no âmbito de uma relação entre a Península Ibérica e a América no referencial do que se designa por “grande desbloqueio do mundo” (Sallmann). Assim, e no âmbito da historiografia recente, a Conferência reporta-se não só ao que os ibéricos terão "levado" e "recebido", mas fundamentalmente ao que contribuíram para difundir no domínio cultural e que nos dias de hoje pode ser tido como criador de identidade, autenticidade e distintividade no mercado turístico global.
Monumentos, edifícios, paisagens, lugares, museus, batalhas, personalidades, gastronomia, dança, música, entre outros elementos culturais têm um valor económico que cabe considerar num contexto identitário ibero-americano, pois são refletores de uma história sócio económica e cultural comum que pode ser valorizada do ponto de vista turístico.
Porque o evento se reveste de interesse e contando com dezenas de palestras de investigadores que se têm dedicado ao tema do turismo, do património e que vão debater e apresentar propostas, reflexões e contributos que reforçam a necessidade de se trabalhar conjugando esforços e tendo sempre presente que a associação que se sugere acima faz todo o sentido.
Ao longo dos dois dias o programa do congresso ficou assim organizado:
Temas:
Recursos, Produtos e
Experiências Turístico Culturais no
Contexto da Identidade IberoAmericana
(Tema 1)
Turismo Patrimonial &
Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) (Tema 2)
Turismo Patrimonial &
Marketing (Tema 3)
Turismo, História & Ciência
(Tema 4)
Turismo & Património
Intangível (Tema 5)
Turismo, Arquitetura &
Design: Equipamento Urbano e
Atrativo Cultural (Tema 6)
O programa detalhado da conferência pode ser consultado/descarregado AQUI.
Com os votos do maior sucesso.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário