terça-feira, 18 de outubro de 2016

III JORNADAS HISTÓRICAS DE ALBERGARIA A VELHA - O HORROR DAS GUERRAS

Realizam-se nos próximos dias 21 e 22 de Outubro de 2016, na Biblioteca Municipal, as III Jornadas Históricas de Albergaria-a-Velha, tendo por tema fundamental: O Horror das Guerras.

Pode ler-se na nota de divulgação do evento:

As III Jornadas Históricas são uma iniciativa dirigida a um público heterogéneo que acolhe e manifesta interesse nas atividades de âmbito cultural promovidas pela Culturalb. São ainda um evento pelo qual esta associação pretende contribuir para a valorização pessoal e enriquecimento do conhecimento integral de todos os que escolheram fazer uma viagem diacrónica pelas guerras que assolaram o mundo, o contexto histórico em que ocorreram, as suas manifestações e consequências. 
Nascemos e crescemos num tempo de paz relativa, num tempo de prosperidade aparente, as décadas dos “Trinta gloriosos anos” que se seguiram ao segundo conflito mundial. Foi um tempo em que organismos internacionais e uma ordem internacional então criada, permitiam acreditar que um dia a Paz seria possível. E os conflitos localizados que se viviam, em parte resultado do mundo bipolar, pareciam estar lá longe…
Mas as “guerras esquecidas e distantes” tornaram-se uma constante na nova ordem internacional e o presente é marcado por conflitos que se alongam e têm consequências nefastas em todos os domínios da vida humana.
Num tempo de incerteza e no ano em que se assinala a entrada de Portugal na Grande Guerra, pretendemos que seja possível a reflexão conjunta sobre tantos resultados nefastos que as guerras despoletam.

Para os potenciais interessados se poderem inscrever fica a ligação AQUI.

O programa do evento conta com um conjunto muito interessante de investigadores e historiadores que vão apresentar alguns dados referentes às guerras. O programa das jornadas pode ser conferido abaixo:
(NOTA: recomenda-se que a imagem seja descarregada para se conseguir ver melhor o programa)

Entre múltiplos conferencistas podemos encontrar:
- Pedro Esgalhado, coronel na reserva;
- Natividade Monteiro, professora e investigadora;
- Maria Lúcia Brito Moura, professora e investigadora;
- Irene Flunser Pimentel, investigadora;
- Júlio Magalhães, jornalista;
- João Céu e Silva, historiador e jornalista;
- Ana Bela Vinagre
- Abílio Lousada, historiador militar;
- Manuel Ferreira Rodrigues, professor.

Uma interessante iniciativa, a todos os títulos louvável e que merece a melhor divulgação até porque o painel de conferencistas revela grande qualidade.

A ligação ao evento pode ser conseguida AQUI.

Os votos de sucesso para estas jornadas.

A.A.B.M.

Sem comentários: