terça-feira, 25 de abril de 2017

25 DE ABRIL – MEMÓRIA, LIBERDADE E LUTA



“Je suis né pour te connaitre
pour te nommer

 Liberté” [Paul Eluard]

Sobre esta página escrevo
teu nome que no peito trago escrito
laranja verde limão
amargo e doce o teu nome.

Sobre esta página escrevo
o teu nome de muitos nomes feito
água e fogo lenha vento
primavera pátria exílio.

Teu nome onde exilado habito e canto
mais do que nome: navio
onde já fui marinheiro
naufragado no teu nome.

Sobre esta página escrevo
o teu nome: tempestade.
E mais do que nome: sangue.
Amor e morte. Navio.

Esta chama ateada no meu peito
por quem morro por quem vivo
este nome rosa e cardo
por quem livre sou cativo.

Sobre esta página escrevo
o teu nome: liberdade.

[Manuel Alegre, “Liberdade”]
 

Saúde, União & Fraternidade

2 comentários:

Manuel Paula disse...

Caros Senhores,se me for permitido, gostava daqui, desta página simbolicamente abundante de Paz, Democracia e Liberdade, de prestar homenagem e afirmar a minha incomensurável consideração e respeito, que tinha por um "Combatente da Liberdade" de nome: Carlos Domingos. Carlos foi preso pela pide em 1972.Esteve em Caxias e posteriormente transferido para o Forte de Peniche, até à sua libertação em 25 de Abril de 1974.Poeta e escritor, Carlos Domingos veiculava uma cultura politica e social altruísta, sempre ao lado dos mais fracos, uma lealdade do tamanho do mundo. Como eu admirava o meu amigo....partiu à 3 anos. Olá Carlos! Isto vai,Poeta da Paz!
Combatente incansável da Liberdade...

"VIVA O 25 de Abril"

Manuel Paula

Manuel Paula disse...


Carlos Domingos, quando foi preso por uma brigada da pide, junto ao Príncipe Real e encarcerado na Prisão de Caxias, em Novembro de 1972. Os carrascos colocaram, este Combatente Antifascista na "cela 24",sendo sujeito à tortura do sono.... dias.
A um Amigo
De onde veio o preso da "cela 24"? Quem é esse Homem, que galopa a toda a liberdade? Quem é este homem, este preso e livre-pensador, que "tortura os seus carrascos", com a sua superioridade moral e ética. Quem é esse homem destemido e de incomensurável coragem? Pobres carrascos, pobres guardas, pobre prisão, pobre "cela 24".Cuidado! Ele personifica a alegria, o amor, a lealdade, a fraternidade, a amizade...Ele defende aquilo que vocês esbirros do mal e do ódio mais temem: a LIBERDADE! Fujam, cambada de patifes! Fujam malditas almas de todos os tempos inquisicionais, Fujam malditos, fujam malditos.....

Manuel Paula