quinta-feira, 28 de maio de 2020

HEMEROTECA DIGITAL DO ALGARVE


Desde há alguns meses que se encontra disponível para consulta online a HEMEROTECA DIGITAL DO ALGARVE (H.D.A.)

Pode ler-se na nota de Apresentação:


A Hemeroteca Digital do Algarve (HDA) resulta de uma ideia de Luís Guerreiro, apresentada a votação no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal de 2017 (OPP2017) e tem como objetivo reunir, num único ponto de acesso, uma coleção com mais de 300 títulos de publicações periódicas, que se encontra fisicamente dispersa por várias bibliotecas, arquivos e museus de Portugal.

A Hemeroteca Digital do Algarve oferece o acesso universal aos jornais e revistas produzidos no Algarve a partir de 1810, contando com um sistema que proporciona novas funcionalidades de pesquisa das publicações digitalizadas e dos seus conteúdos.

A base de dados encontra-se ainda em fase de carregamento.
Neste momento estão disponíveis 283 títulos.

Nesta primeira fase, o utilizador poderá aceder aos números disponíbilizados, pesquisando por título, autor (diretor ou redator), data e local de edição. A cada número corresponde um pdf, dentro do qual é possível localizar as palavras que se considerarem relevantes. Para obter uma lista com todos os títulos disponíveis deve pesquisar com num qualquer dos campos (título, data, etc.).

Numa segunda fase, em desenvolvimento, o utilizador terá ao seu dispor a possibilidade de pesquisar, por palavra ou assunto, no texto integral, logo a partir dos módulo de pesquisa.


Para ler toda a nota de apresentação consultar AQUI.

Para se ver a pesquisa deve preencher o título (sem acentos), o director, a localidade (talvez a forma mais simples), ano de publicação e pesquisar como fiz aqui para ver o que se encontra disponível, embora nem todos estejam já integralmente carregados, mas já se encontram muitos títulos disponíveis. Ver AQUI.

Fica a sugestão para uma visita e descoberta desta plataforma digital muito útil que ficou disponível para investigadores, curiosos e interessados nas questões sobre o Algarve.

A.A.B.M.

Sem comentários: