Foi disponibilizado ontem um interessante trabalho, desenvolvido pelo prof. Carlos Osório, com uma página/site inteiramente dedicada a Manuel Teixeira Gomes, assinalando o 160º aniversário do seu nascimento.
Este interessante projecto, ainda em construção, conta com uma grande variedade de separadores:
De Manuel Teixeira Gomes
- Livros
- Artigos
Sobre Manuel Teixeira Gomes:
- Bibliografia Especifica
- Estudos Biográficos
Iconografia:
- Fotografias
- Desenhos/Pinturas
Imprensa:
- Jornais
- Ficções
Arquivos:
- Fundação Mário Soares
- Biblioteca Nacional
Colecções:
- Pintura (Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado)
- Peças Decorativas
Multimédia:
- Arquivos RTP
- Instituto de Cultura Ibero-Americana
- Casa Manuel Teixeira Gomes
- Museu de Portimão
- Outros videos
- Podcasts
Casa Manuel Teixeira Gomes
Na página encontra-se uma nota de abertura com a explicação sucinta do projecto agora apresentado:
A criação de um repositório digital dedicado exclusivamente a Manuel Teixeira Gomes tem como finalidade armazenar, hiperligar e disponibilizar em acesso livre conteúdos digitais sob a forma de recursos multimédia, que podem ser pesquisados e utilizados pela comunidade em geral e, mais especificamente, pela comunidade académica e científica.
Este projeto inscreve-se na Missão do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, na medida em que procura promover de forma inovadora o estudo e divulgação da história e da cultura locais, assim como a interculturalidade mediterrânica inspirada nos itinerários mediterrânicos do escritor e viajante portimonense Manuel Teixeira Gomes.
Os estudos recentes têm demonstrado que os dispositivos móveis, utilizados em contextos de aprendizagem, ampliam as dinâmicas educativas motivacionais e permitem uma experiência interativa de imersão em didácticas de aprendizagem, podendo oferecer benefícios ímpares aos alunos, aumentando a sua autonomia face à aprendizagem e à colaboração, comunicação e partilha entre os participantes.
Assim, são nossos objetivos, para além de dar um contributo tecnológico para a divulgação da obra de Manuel Teixeira Gomes, agilizar o acesso à informação dispersa na rede, orientar as pesquisas, sobretudo na comunidade escolar, e impulsionar as instituições para o desenvolvimento de novas plataformas e aplicações digitais que possam ampliar, diversificar e democratizar o acesso ao conhecimento dos contextos histórico-literários em que o nosso escritor-presidente viveu.
Concepção, produção e edição: Carlos Alberto Osório
Muitos parabéns pela iniciativa que esperemos e fazemos votos que continue a ser enriquecida com novos contributos. Recordo por exemplo a colaboração de Manuel Teixeira Gomes, com alguns jornais, por exemplo no jornal de Manuel de Brito Camacho, A Lucta, onde existem alguns textos da sua autoria, mas há colaborações noutras publicações periódicas tanto em prosa como com alguma poesia. No Suplemento Literário do Diário de Lisboa, disponível através da Fundação Mário Soares AQUI. Ainda no Diário Popular, dirigido por Celorico Gil (1929-1930). No jornal republicano de Coimbra, A Evolução (1881-1882), disponível AQUI. No semanário O Diabo, também disponível via Casa Comum e que pode ser consultado AQUI. Na Revista da Universidade de Coimbra, consultável AQUI.
São meras sugestões entre múltiplas outras já disponíveis e a explorar online. Haja disponibilidade e vontade.
Com os votos do maior sucesso para a iniciativa de homenagem a Manuel Teixeira Gomes.
1 comentário:
Obrigado pela divulgação e enriquecimento. Brevemente será atualizado com as tuas preciosas sugestões.
Enviar um comentário