terça-feira, 6 de março de 2007

EFEMÉRIDES DE MARÇO

Dia 1
1860 - Sai em Lisboa o 1º número do jornal republicano A Discussão.
1883 - Começa a publicar-se em Vila Nova de Ourém o jornal republicano O Ouriense.
1899 - Sai em Lisboa o 1º número do jornal A Pátria, dirigido por José Benevides.
1906 - Reunem-se na sede da comissão municipal republicana, e a convite desta, os presidentes das comissões paroquiais republicanas.


Dia 2
1879 - Começa a publicar-se em Lisboa o jornal A Discussão.
1879 - Sai em Lisboa o 1º número do semanário republicano Tribuna do Povo onde colaboravam Bartolomeu Salazar Moscoso, Horácio Hesk Ferrari e João Monteiro.

1890 - O governo proíbe um cortejo cívico aos Jerónimos, onde apenas é permitido aos estudantes, sob a direcção de Higino de Sousa, e de outros elementos ligados ao jornal Pátria, para deporem ramos sobre as urnas de Camões e de Vasco da Gama.
1897 - Morre em Lisboa, o director da Folha do Povo, Cecílio de Sousa. Foi director de vários jornais republcanos como O Trinta e A Folha do Povo. Como era livre-pensador, por sua indicação, o funeral realizou-se civilmente.
1906 - Reune a comissão eleitoral republicana da freguesia das Mercês (Lisboa).

Dia 3
1879 - Em reunião do Centro Republicano de Lisboa, resolveu-se lançar na acta da reunião um protesto contra o procedimento do governo português que consentiu, sem qualquer protesto, que fosse executado em Espanha o português José da Costa Leitão.
1881 - Realiza-se uma reunião na redacção do jornal O Século em que se deliberou realizar um comício contra o Tratado de Lourenço Marques.
1900 - Realiza-se em Coimbra uma grande manifestação em homenagem ao Dr. Afonso Costa.

1901 - Conferência do Dr. Alexandre Braga na Associação dos Lojistas, promovida pela Associação do Registo Civil.
1901 - É apreendido no Porto o jornal O Norte, diário republicano daquela cidade, chegando o edifício sede a estar cercado pela polícia.
1906 - O jornal O País, de Madrid, publica, traduzido em castelhano, o artigo de Bernardino Machado, França e Portugal, que tinha sido originalmente publicado pelo diário republicano O Mundo.
1906 - Morre com 87 anos o Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, director da Escola Politécnica , que publicou no Mundo alguns artigos de pendor republicano.
1907 - Ianugura-se em Lisboa o Centro Republicano Heliodoro Salgado.
1907 - Inaugura-se em Aldeia Galega (Montijo), o Centro Republicano Dr. Celestino de Almeida.

Dia 4
1882 - Realiza-se o 1º enterro civil em Luanda (Angola), quando faleceu o tenente-coronel José Cândido Laforte, comandante do Batalhão nº 3, do exército da África Ocidental.
1897 - Reune o Centro Fraternidade Republicana, presidido por João Chagas.
1897 - Reune a comissão municipal republicana de Famalicão.
1906 - Reune a comissão paroquial republicana do Sacramento (Lisboa).



1906 - Instala-se o Centro Eleitoral Democrático, de Lisboa, sob a presidência de Bernardino Machado, tomando parte como oradores os Drs. Manuel de Arriaga, João de Meneses e António José de Almeida.

Dia 5
1882 - Sai em Lisboa o 1º número do jornal socialista Protesto Operário.

Dia 6
1856 - Nasce em Chaves, Manuel Maria Coelho, um dos principais envolvidos nos acontecimentos de 31 de Janeiro de 1891.
1881 - Inicia a publicação o semanário republicano O Futuro de Portugal.



1881 - Realiza-se o primeiro comício promovido pelo jornal O Século, no Teatro D. Fernando, na Rua do Olival, contra o Tratado de Lourenço Marques.
1881 - Realiza-se em Coimbra, promovido pela Associação Liberal de Coimbra, um comício que teve lugar na sala da Associação dos Artistas com o mesmo objectivo do acima referido.
1897 - O País publica um manifesto dos estudantes republicanos de Lisboa.
1899 - Parte para S. Tomé o Dr. João de Freitas.
1906 - O Mundo publica o agravo, da apreeensão do mesmo jornal, pelo artigo do Dr. Bernardino Machado intitulado França e Portugal.

Dia 7

1830 - Nasce em S. Bartolomeu de Messines (Silves), o poeta e pedagogo João de Deus, autor da Cartilha Maternal, que criou um método simples de aprendizagem da leitura e da escrita, que os republicanos divulgaram por todo o país nos seus centros políticos e nas escolas que a eles estavam ligadas.
1838 - Nasce em Alcobaça o antigo e dedicado republicano Bernardino dos Santos Carneiro.
1870 - Sai, na cidade do Porto, o 1º número do bi-semanário Gazeta Democrática.
1876 - Realiza-se em Mogofores (Anadia) o enterro civil do escritor Albano Afonso de Almeida Coutinho pai de Albano Coutinho, futuro governador civil de Aveiro.
1880- Realiza-se um comício organizado por republicanos, no Teatro dos Recreios (Lisboa), contra as medidas financeiras.
1906 - Morre o cidadão republicano José Pereira da Cunha.
1907 - A direcção da Associação Propagadora do Registo Civil de Lisboa, informa Teófilo Braga de que foi eleito sócio honorário da Associação, pedindo-lhe o seu consentimento para realizar a inscrição.

Dia 8
1848 - Nasce na cidade da Horta (Açores), José de Arriaga, escritor e jornalista republicano.
1881 - A Câmara dos Deputados aprova em sessão secreta o Tratado de Lourenço Marques, o que redobra a agitação no país, aproveitando o facto o jornal O Século anúncia novo comício contra o Tratado a realizar no dia 13.
1900 - O Tribunal de Verificação de Poderes confirma a eleição dos deputados republicanos pelo círculo eleitoral do Porto: Drs. Afonso Costa, Xavier Esteves e Paulo Falcão.

1908 - Na cidade de Viseu realiza-se um grande comício republicano, no qual tomam parte José Relvas, António José de Almeida e Fernandes Costa.

Dia 9
1897 - Publica-se o 1º número do semanário republicano A Voz do Porvir.
1905 - Por decreto do Governo, foi criada uma comissão, para erguer o monumento ao Marquês de Pombal.
1906 - Reune a comissão instaladora do Centro Escolar Fernão Botto Machado.

Dia 10
1852 - Nasce em Lisboa o ilustre republicano Zófimo Consiglieri Pedroso.
1872 - Aparece em Lisboa o 1º número do jornal socialista Pensamento Social.
1902 - Reune a comissão paroquial republicana dos Mártires (Lisboa).
1906 - Reune na Liga da Paz a comissão promotora da homenagem a Teófilo Braga.

Dia 11
1862 - Expulsão de Portugal das Irmãs da Caridade e dos padres que a dirigiam.
1897 - O Directório do Partido Republicano envia à Comissão Municipal Republicana de Lisboa cópia da acta da sessão em que as comissões paroquiais resolvem a convocação do congresso do partido para a eleição do novo Directório.
1900 - Realiza-se na agremiação socialista Karl Marx, uma sessão de propaganda democrática.

1906 - O Dr. António José de Almeida realiza uma conferência em Cuba.
1906 - Julgamento em Beja do semanário republicano Nove de Junho.
1907 - Inauguração, em Lisboa, do Centro Republicano Dr. Bernardino Machado.

Dia 12
1882 - Comício promovido pelo jornal O Século e realizado no Teatro Chalet, contra as medidas financeiras.
1882 - Z. Consiglieri Pedroso realiza uma conferência, na Sociedade de Geografia, a propósito do Centenário do Marquês de Pombal, por iniciativa da comissão académica.
1900 - Chegam a Lisboa os deputados eleitos pelo círculo do Porto.
1902 - É apreendido O Norte.
1903 - Graves acontecimentos em Coimbra, havendo manifestações republicanas.
1906 - Realiza-se uma cerimónia de homenagem ao saudoso republicano Bernardino Pinheiro, no cemitério dos Prazeres em Lisboa.

Dia 13
1881 - Comício republicano, promovido pelo jornal O Século, contra o Tratado de Lourenço Marques, realizado na Rua de S. Bento em Lisboa. Os jornais republicanos assinalam esta data como uma das mais importantes, devido à participação de cerca de 6000 pessoas que se manifestavam contra a assinatura do Tratado de Lourenço Marques.
1881 - Na mesma data realizaram-se também comícios em simultâneo em Almada e no Teatro de S. Carlos, onde discursaram as principais figuras do movimento republicano e socialista da época.
1900 - Prestam juramento na Câmara dos Deputados os representantes republicanos eleitos pelo círculo eleitoral do Porto.
1906 - Reunem-se as comissões municipais republicanas do 1º Bairro em Lisboa.
1908 - Regressa a Portugal o Dr. Alberto Costa, que viveu quatro meses de exílio no estrangeiro por razões políticas.

1908 - O Mundo anuncia os candidatos a deputados pelo Partido Republicano, no círculo de Lisboa, a apresentar nas eleições gerais que iriam decorrer a 5 de Abril: Afonso Costa, António José de Almeida, José Relvas, Augusto Vasconcelos, Betencourt Raposo, Teófilo Braga, Teixeira de Queiróz, Alexandre Braga, João de Menezes e Aresta Branco.

Dia 14
1829 - Nasce no Porto, o advogado e conhecido anti-clerical, Alexandre Braga (Pai).
1869 - Nasce em Viseu o jornalista republicano, José Perdigão, redactor do jornal Beira.
1881 - Publica-se, no Porto, o número programa do jornal O Norte Republicano.
1900 - Estreia parlamentar do deputado republicano Xavier Esteves.
1908 - O Mundo anuncia os candidatos a deputados pelo círculo eleitoral do Porto: Guerra Junqueiro, Antão de Carvalho, António Luís Gomes, Padua Correia, Basílio Teles, Alfredo Magalhães, José Caldas, Paulo Falcão e Nunes da Ponte.

Dia 15
1880 - Morre na Guarda o livre-pensador César Augusto Proença. O seu funeral, foi o primeiro naquela cidade a realizar-se civilmente.
1882 - A comissão eleita durante o comício realizado no dia 12 desse mês, entregou no Parlamento uma representação escrita pelo Dr. Jacinto Nunes e publicada pelos jornais republicanos no dia 16.
1900 - Estreia parlamentar dos deputados republicanos Afonso Costa e Paulo Falcão.
1906 - Reune-se a comissão republicana da Porcalhota (actualmente concelho da Amadora).
1907 - Realiza-se uma conferência no Centro Republicano da Ajuda pelo Dr. Artur Leitão.
1908 - Grande comício de propaganda republicana em Barcarena.
1908 - Em Braga foram escolhidos para candidatos a deputados por aquele círculo eleitoral os seguintes republicanos: João de Freitas, Manuel Monteiro, João Caetano Fonseca Júnior, Joaquim Sousa Fernandes, José Summaville Soares, António Martins de Sousa Lima.

1908 - Realiza-se uma festa no Centro Republicano Alexandre Braga, onde participam, para além do patrono do centro, Manuel de Arriaga, Alberto Costa, Fernão Botto Machado e João de Meneses.


Dentro de alguns dias avançaremos mais efemérides para a segunda quinzena do mês de Março.

A.A.B.M.

Sem comentários: