terça-feira, 22 de janeiro de 2008

DO 28 DE JANEIRO DE 1908 AO REGICÍDIO


Nos próximos dias 28 e 29 de Janeiro de 2008, no espaço Cidade Universitária da Biblioteca Museu República e Resistência vai realizar-se uma conferência seguida de debate subordinada ao tema Da intentona do Elevador ao Regicídio. Cinco dias que abalaram Portugal. Participam no debate, com as suas reflexões e pesquisa António Reis (Professor de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano) e António Valdemar (jornalista e sócio correspondente da Classe de Letras, na secção de Literatura e Estudos Literários da Academia das Ciências de Lisboa).

Participa como moderador no debate o investigador e escritor Jorge Morais, autor entre outras da obra recentemente publicada Regicídio. A Contagem Decrescente, que o Almanaque Republicano também divulgou aqui.

A sessão terá início pelas 18.30h.

No dia seguinte, no referido espaço e horário, decorrerá nova sessão com a participação de Francisco Carromeu, autor do Dicionário da Carbonária e doutorando da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este autor vai analisar a repressão do movimento de 28 de Janeiro e sobre o regicídio, no quadro da vigência da ditadura de João Franco.

O Espaço Cidade Universitária da Biblioteca Museu República e Resistência situa-se na Rua Alberto de Sousa, 10A, Zona B do Rêgo, em Lisboa (Telef.: 217802760 e Fax: 217802788).

Um conjunto de sessões a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: