sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O REGICÍDIO (PARTE I)

NOVIDADES BIBLIOGRÁFICAS

A propósito do Centenário do Regicídio têm sido publicados diversos livros sobre a personalidade do Rei D. Carlos e os factos trágicos que envolvem a sua morte. Nalguns casos recuperaram-se também edições antigas e que há muito tinham saído do mercado.

São diferentes leituras sobre a personalidade, o tempo, os acontecimentos e a vida de um país que estava em profunda turbulência. As conspirações, as sociedades secretas, as tragédias que envolvem todo este período suscitam paixões e ódios que muitas vezes dificultam a vida de quem estuda a época e pretende uma leitura mais neutra dos factos. Mesmo cem anos após os acontecimentos ainda há questões não resolvidas. Este facto alimenta a imaginação dos escritores e obriga-os a estudar novamente a época com outros olhos e uma atitude diferente. Curioso, no entanto, é o facto de, sobre estes acontecimentos, existirem ainda poucos romances que tenham como pano de fundo esta época.

Após a leitura da revista Os Meus Livros, que habitualmente adquirimos, foi possível encontrar um conjunto de referências bibliográficas recentes sobre o Regicídio, algumas que já conhecíamos e outras que, infelizmente, não tivemos conhecimento atempadamente.




- Regicídio. A Contagem Decrescente, por Jorge Morais, já tinhamos conhecimento e divulgamos oportunamente esta obra aqui.








- D. Carlos - A Vida e o Assassinato de um Rei, por José Manuel de Castro Pinto, publicado ainda em 2007, já tivemos oportunidade de o folhear em algumas livrarias.











- Mataram o Rei! O Regicídio na Imprensa Internacional, por Joaquim Vieira e Reto Mónico. Não conhecemos esta obra, no entanto lamentamos ainda não a ter encontrado, pois seria sempre interessante saber o impacto que esta notícia teve noutros países e como foi recebida pela imprensa desses países.









- O Regicídio, por Alice Samara e Rui Tavares. Penso que é uma edição muito recente que ainda não foi possível consultar ou adquirir, porém os seus autores dão garantias de um trabalho bem conseguido. Sobretudo demonstrando capacidade de investigação e interpretação das fontes consultadas. Vamos tentar encontrar e emitir a nossa opinião sobre esta obra nos próximos tempos.






- A República Nunca Existiu!, coordenado por Octávio dos Santos. Conjunto de contos de vários autores, sobre o Regicídio e a Implantação da República por autores de cariz monárquico. Não conhecemos.









- O Regicídio, por Rocha Martins, foi uma das obras que foi recentemente reeditada, a propósito do Centenário. Uma iniciativa feliz, pois são sempre obras bem ilustradas e com um texto jornalístico, muito típico de Rocha Martins, mas que fez bastante sucesso no seu tempo, permitindo-lhe a publicação de númeras obras de pendor histórico, especialmente sobre a queda da Monarquia. A rever com toda a atenção.









Finalmente, aguarda-se com expectativa a obra que o sítio monárquico que assinala o Regicídio tem vindo a divulgar. Esta obra conta com a colaboração de vários autores onde se destacam: Mendo Castro Henriques, Maria João Medeiros, João Mendes Rosa, Jaime Regalado e Luiz Alberto Moniz Bandeira, intitulado Dossier Regicídio - O Processo Desaparecido.

Nos próximos dias continuaremos com outras obras dedicadas ao Regicídio publicadas ao longo do tempo e que temos conhecimento.

A.A.B.M.

Sem comentários: