sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EDUARDO DE NORONHA: EXPOSIÇÃO E CONFERÊNCIA


No próximo dia 26 de Outubro, vai realizar-se na Hemeroteca Municipal de Lisboa, uma cerimónia evocativa do 150º aniversário do nascimento de Eduardo de Noronha.

Conforme se pode ver, vai realizar-se uma conferência por António Valdemar e uma Mostra Bibliográfica sobre a personalidade.

Eduardo de Noronha era o nome literário de José Eduardo Alves de Noronha, nascido em Lisboa em 1859. Oficial do exército, colonialista, desempenhou diversas funções em África. Destacou-se, no entanto, como jornalista e escritor. Fundou, ainda em Lourenço Marques, o jornal O Futuro. Regressando a Lisboa, colabora em variadíssimas publicações, onde se destacam A Mala da Europa, Diário de Notícias, A Tarde, A Tribuna e especial no diário As Novidades. Dirigiu a interessante revista Os Serões.

Entre a sua vasta bibliografia destacam-se:
- A Rebelião dos Índigenas em Lourenço Marques, 1894;
- O Herói de Chaimite. Mouzinho de Albuquerque, 1906;
- Evolução do Teatro. O Drama através dos séculos, 1908;
- Memórias de Um Galego, 1912;
- Vinte e Cinco Anos nos Bastidores da Política. Emídio Navarro e as «Novidades». A sua vida e a sua Obra Política e Jornalística, 1913;
- O Conde de Farrobo e a sua Época; Estroinas e estroinices; A Sociedade do Delírio, 1921;
- Reminiscências do Tablado.[...]. Memórias, 1927.

Sobre Eduardo de Noronha, recomendamos uma visita AQUI, passando por AQUI, ou AQUI, ou lendo um dos seus opúsculos AQUI.

Mais uma iniciativa de todo o interesse realizada pela Hemeroteca que merece acompanhamento e divulgação.

A.A.B.M.

Sem comentários: