domingo, 16 de janeiro de 2011

O DISTRITO DA GUARDA NA I REPÚBLICA - WEBSITE


"No âmbito da comemoração do centenário da república, decidimos abraçar este projecto. São nossos objectivos a divulgação e a promoção do acesso às diversas fontes de informação que permitam melhor conhecer o impacto da implantação do regime republicano na evolução histórica das diversas comunidades do Distrito da Guarda.

Tais fontes, se quisermos, tais informações, estão dispersas por uma multiplicidade de entidades públicas e privadas – arquivos históricos, arquivos de entidades públicas activas, arquivos de família, de associações, museus, bibliotecas, etc. Materializaram-se tais informações, provavelmente, em suportes e por processos diversificados – o documento escrito, a fotografia, a publicação monográfica ou periódica, a obra de arte, o registo sonoro, a peça museológica, ou outros.

Se a dispersão e o desconhecimento da existência dessa informação constitui, inquestionavelmente, obstáculo ao conhecimento e à contínua reconstrução da nossa história, também teremos de reconhecer que as tecnologias que hoje temos ao nosso dispor, concretamente a tecnologia digital associada à tecnologia "Web", permitem conhecer o que é (quase) desconhecido e tornar acessível o que está inacessível.

O sítio "Web" que agora se apresenta, pretende ser um sítio em permanente (re)construção de conteúdos, onde todos podem participar. Está aberto à disponibilização de fontes em formato digital, assegurado as entidades coordenadoras do projecto – Arquivo Distrital e Guarda Digital, os meios tecnológicos e técnicos necessários à sua reprodução e à disponibilização de tais fontes e conteúdos através deste sítio na internet" [ler AQUI]

Excelente iniciativa do "Arquivo Distrital da Guarda" e "Guarda Digital", de recolha, divulgação e promoção de fontes bio-bibliográficas do período republicano no Distrito da Guarda, sob a forma de registo digital. E que será, de certo, uma fonte de reconhecido interesse para a história local e regional. Curioso será aguardar que se digitalize online os periódicos republicanos locais – entre eles o (raro, quando completo) "O Cinco de Outubro".

Parabéns e muito sucesso são os votos dos responsáveis deste Almanaque Republicano, sempre ao V. inteiro dispor.

via O Distrito da Guarda na I República. A História - Os Factos - As Pessoas - As Fontes

J.M.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

Many thanks for your article! Actually I have never seen anything that interesting.