No próximo dia 27 de Fevereiro de 2013, pelas 18 horas, na Biblioteca da Assembleia da República, vai ser apresentada a obra Das Urnas ao Hemiciclo - Eleições em Portugal (1878-1926) e Espanha (1875-1923).
A obra é coordenada pelo Prof. Pedro Tavares de Almeida e por Javier Moreno Luzon. Segundo se pode ler na nota de divulgação da obra:
faz uma descrição e análise aprofundadas do funcionamento do regime representativo em Portugal e em Espanha, identificando as principais semelhanças e diferenças entre ambos durante o último meio século do ciclo liberal na Península Ibérica. Na primeira parte é escrutinada a evolução quer dos mecanismos e comportamentos eleitorais, quer das lógicas e padrões do recrutamento parlamentar. Em seguida são examinados, tanto o funcionamento da Câmara dos Deputados, a sua actividade legislativa e o seu papel político, como as imagens coevas do regime representativo e dos seus actores, transmitidas através da literatura de ficção, das crónicas jornalísticas, do desenho satírico e da fotografia. Na terceira e última parte é abordado o modo como o regime republicano português lidou com a herança constitucional monárquica, e como a memória do parlamentarismo liberal, mortificada durante o período autoritário nos dois lados da fronteira, foi recuperada pela historiografia e incorporada no debate político no contexto das transições para a democracia na década de 1970.
Fruto de um diálogo profícuo entre académicos portugueses e espanhóis, os ensaios reunidos nesta obra apresentam novos dados e perspectivas sobre a experiência liberal nos respectivos países e mostram as virtudes de uma abordagem comparada da história contemporânea dos dois países ibéricos.
A obra vai ser apresentada por Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura.
A seguir com toda a atenção.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário