quarta-feira, 9 de julho de 2014

O SIMBOLISMO MAÇÓNICO EM LISBOA – O MUSEU E O PALÁCIO MAÇÓNICO. OS AZULEJOS NO CHIADO E BAIRRO ALTO


ROTEIRO - O SIMBOLISMO MAÇÓNICO EM LISBOA

DIA: 12 de Julho 2014 (15,00 horas);
LOCAL DE ENCONTRO: Largo da Misericórdia (Lisboa);

 

ORGANIZAÇÃO: Explore Latitudes (Eventos Culturais)
 
15h - Encontro no Largo da Misericórdia - Início do Roteiro visita Bairro Alto; 15,30h - Visita Guiada ao Museu e Palácio Maçónico - abertos especialmente para os Participantes; 17h - Visita aos Azulejos da Trindade - o simbolismo maçónico na cidade; 18h - Lanche na Cervejaria Trindade.
 
É uma entidade fundada em 1984, situando-se na Rua do Grémio Lusitano 25, em Lisboa, sede do Grande Oriente Lusitano, uma das mais antigas Obediências maçónicas europeias, fundada em 1802. Ao longo destes anos viu evoluir não apenas seu espólio como também as suas funções e práticas museológicas.
É uma instituição que, através das peças que tem expostas, retrata a História do país e da Europa nos últimos duzentos e cinquenta anos. Como museu tem por função de proteger, interpretar e informar sobre os objectos e ideias do passado e através deles fazer uma ponte para o presente. O Museu Maçónico Português é um Museu histórico, especializado, cujo património, raro e insubstituível, tem uma relação estreita com a História portuguesa e europeia, e daí a importância das exposições que apresenta.
Actualmente, o Museu Maçónico Português é considerado um dos melhores da Europa na especialidade.
 
Os Painéis de Azulejos na Trindade:
Também conhecidos pelos azulejos do «Ferreira das Tabuletas», foi aprendiz na Real Fábrica de Louça e desenvolveu trabalho nas fábricas da Calçada do Monte e António da Costa Lamego (mais tarde designada por Viúva Lamego), tendo sido director artístico nesta última.
É considerado o pintor ceramista de maior expressão do 3º quartel oitocentista, realizando, num período em que o revestimento de fachada se subordinava a esquemas seriados e estandardizados, composições de autor, de tendência romântica, marcadas pela gramática ecléctica. Embora a sua pintura se caracterize por uma certa ingenuidade, as composições ornamentais e figurativas que produziu denotam grande originalidade. Representam vasos floridos, figurações e alegorias, a que junta efeitos "en trompe l’oeil". Entre outros trabalhos, são de salientar a decoração interior da Cervejaria Trindade, da Rua Trindade, nºs. 28-34 (c.1864), também conhecido como Casa do Ferreira das Tabuletas
 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES - Ver TUDO AQUI OU AQUI

J.M.M.

Sem comentários: