Inaugura-se amanhã, 22 de Setembro de 2018, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a Exposição e o Colóquio Um Médico na Grande Guerra: Fernando da Silva Correia.
Promovido pela Associação Património Histórico e pelo município das Caldas da Rainha, no âmbito das Jornadas Europeias do Património vai realizar-se esta iniciativa que visa assinalar o Centenário da Grande Guerra e chamar a atenção para a preservação e divulgação do acervo fotográfico do Doutor Fernando da Silva Correia (1893-1966), realizado durante a I Guerra Mundial enquanto permaneceu em França.
Pode ler-se na nota de divulgação:
A associação Património Histórico – Grupo de Estudos encontra-se a preparar a exposição “Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, cuja inauguração está prevista para 22 de Setembro do ano corrente. Esta exposição procura, em simultâneo, assinalar o centenário da I Guerra Mundial (1914-1918) e dar a conhecer o acervo fotográfico do Doutor Fernando da Silva Correia (1893-1966) produzido no último ano deste conflito, em França.
Este projecto enquadra-se num conjunto mais lato de iniciativas que integram o Ano Europeu do Património Cultural e as Jornadas Europeias do Património, destacando a necessidade de preservar e valorizar o património documental que nos desperta para acontecimentos de impacto local, nacional e internacional.
Apesar do seu percurso e acção na história da medicina ainda estarem modestamente estudados, o Doutor Fernando da Silva Correia surge-nos como um actor a valorizar no contexto da I Guerra Mundial. O jovem médico havia terminado o curso em Coimbra a 20 de Julho de 1917, quando foi mobilizado para o Corpo de Artilharia Pesada Independente que deveria conceder apoio ao exército francês. Inicialmente, terá sido integrado no 2º Grupo deste corpo, mas depois ter-se-á ligado a outro, pois não acompanhou aquele Grupo aquando da sua partida para Inglaterra. Sabemos que o Doutor Fernando da Silva Correia partiu de Lisboa a 10 de Janeiro de 1918 e somente regressou de França a 14 de Maio de 1919. Durante este período, terá visitado diversas localidades francesas e contactado com os habitantes locais, conseguindo reunir um significativo conjunto de madrinhas de guerra e outros amigos (alguns deles manterá por toda a vida).
É hoje possível conhecer todo o percurso deste jovem médico, através da documentação que sempre manteve e que, na sua maior parte, está ao cuidado da Associação PH- Grupo de Estudos, conservando a família outros elementos do espólio reunido após a morte de Fernando da Silva Correia. Essa documentação inclui: obras provenientes da biblioteca reunida pelo médico, periódicos que adquiriu (ou lhe foram enviados) em França, correspondência e c. 550 fotografias da sua autoria. Estes documentos e outros objectos pessoais – património móvel – integrarão a exposição, tornando-a num interessante momento de conhecimento e reflexão sobre este primeiro conflito mundial e a participação portuguesa.
O programa do colóquio pode ser consultado abaixo:
Comissão Científica: Doutora Carmina Montezuma, Dra. Dóris Santos, Prof. Doutora Helena Rebelo de Andrade, Dra. Isabel Xavier, Dra. Joana Tornada, Dr. João B. Serra, Dra. Paula Cândido e Prof. Doutora Teresa Silva.
Comissão Organizadora: Dra. Dóris Santos, Designer Fausto Vicente, Dra. Isabel Xavier, Dra. Joana Ribeiro e Dra. Rita Saez.
Certificação para efeitos de avaliação curricular e progressão na carreira docente: o colóquio terá uma certificação reconhecida pelo CFAE Centro-Oeste.
Programa do Colóquio (22 de setembro – sábado)
9:00 – Recepção dos participantes no Museu José Malhoa
9:30 – Abertura do Colóquio com a participação dos membros da Comissão de Honra
10:00 – Conferência inaugural – Dr. João B. Serra – O Parlamento perante a Guerra
Coffee Break
10:45 Painel I – A Grande Guerra entre a acção médica e militar
(Moderadora: Dra. Isabel Xavier)
Doutor Tenente-Coronel Pedro Marquês de Sousa – Portugal na Frente Ocidental da Grande Guerra (1914-1918) – Um Médico Miliciano Mobilizado para a Guerra
Doutor Coronel Luís Alves da Fraga – Os feridos, os doentes e os mortos no CEP em França
Dr. Tenente-Coronel Rui Pires de Carvalho – O Médico na Grande Guerra: clínico, amigo, protector combatente, observador e…ser humano
Eng.º Ricardo Charters de Azevedo – Cor. Luís Veríssimo de Azevedo artífice na artilharia
Dra. Raquel Janeirinho, Dra. Sílvia dos Santos e Dr. Rui Venâncio – Dr. Bonifácio, Peniche e a Grande Guerra
Dra. Lúcia Serralheiro – Beneditenses em França na Grande Guerra – Contributos para a história local da freguesia da Benedita
Dr. Manuel Augusto Dias – Expedicionários dos concelhos de Ansião e de Alvaiázere na Grande Guerra
12:15-12:30 – Discussão
Almoço
14:15 – Painel 2 – A Grande Guerra: o impacto socio-cultural
(Moderadora: Dra. Dóris Santos)
Dr. Major Joaquim Cunha Roberto – (Título a definir)
Eng.º Carlos Fernandes – Os monumentos de homenagem aos mortos na 1.ª Grande Guerra – concelho de Leiria foi pioneiro
Doutora Clara Serrano – Três jornalistas na Grande Guerra: os enviados especiais de "O Século".
Dra. Inês Fialho Brandão – António Anastácio Gonçalves e a ‘Malta das Trincheiras’
Dr. Nuno Prates e Dr. José Raimundo Noras – Vivências da família Relvas na Grande Guerra: entre o Negócio, a Arte e a Política.
Doutor Sérgio Neto – Do Teatro de Guerra ao Teatro sobre a (Grande) Guerra.
Prof. Doutora Helena Rebelo de Andrade, Dr. David Felismino, Dra. Inês Cavadas Oliveira, Dra. Joana Oliveira e Dra. Liliane Videira – A pandemia de gripe pneumónica de 1918-1919
16:00-16:15 – Discussão
Coffee Break
16:30 – Painel 3 – Fernando da Silva Correia: uma biografia a desvendar
(Moderadora: Doutora Carmina Montezuma)
Doutora Natália Correia Guedes – Fernando da Silva Correia: Memórias da Grande Guerra
Dra. Paula Cândido e Dra. Joana Beato Ribeiro – Arquivo Fernando da Silva Correia: construção na desconstrução – um caminho a percorrer
Dra. Dóris Santos – Fernando da Silva Correia e António Montês. Impressões sobre um museu para as Caldas
Prof. Doutora Teresa Silva e Dr. Hélder Machado – Fernando Silva Correia: e a primeira escola de Serviço Social em Portugal
17:30 – Conferência de Encerramento – Dra. Joana Beato Ribeiro – Fernando da Silva Correia: do registo fotográfico à «vida nova» na Grande Guerra
17:45-18:00 – Discussão
18:00 Lançamento do Catálogo e Inauguração da Exposição
Informações úteis: qualquer esclarecimento adicional pode ser obtido através do e-mail caldas.ph@gmail.com ou da página do Facebook Associação Património Histórico PH (https://www.facebook.com/associacaopatrimoniohistorico/). O colóquio decorrerá no Museu José Malhoa, Parque D. Carlos I, 2500-109 Caldas da Rainha.
Com os votos do maior sucesso para a iniciativa.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário